fbpx
PROPOSTA EDUCACIONAL

Método Montessori: muito além da transmissão de conteúdos

Aqui no Moraes Rêgo, damos ao aluno um ambiente rico em estímulos, aprendizados e experiências que acompanham seu ritmo individual de desenvolvimento.

Para nós, o ato de educar vai além da simples transmissão de conteúdos: é o caminho para o amadurecimento social, cognitivo, emocional e cultural das crianças.

A filosofia montessoriana pressupõe, sobretudo, o respeito às diferenças individuais no ritmo de aprendizado. Esses 50 anos de existência nos trouxeram a confirmação de que o tempo de cada aluno, sua maturidade, desenvolvimento mental e emocional são aspectos importantíssimos a serem considerados na formação educacional. Sem estresses e nem precipitações. Estamos atendendo a terceira geração de alunos. Seus pais e seus avós sentaram-se nos nossos bancos e escolheram dar continuidade à formação que receberam.

FILOSOFIA:

O método criado por Maria Montessori (1889-1952) vem sendo adotado e aperfeiçoado ao longo do tempo, ao redor do mundo, apresentando resultados excepcionais.

Quatro pilares básicos sustentam a filosofia Montessori: primeiro o reconhecimento de que o aprendizado começa a partir dos cinco sentidos, com a exploração do ambiente; a identificação das formas, texturas, tamanhos, cores, odores, com a tomada de consciência corporal e espacial.

O segundo pilar é o da autoeducação. Isso pressupõe o respeito pelas diferenças individuais e o ritmo de cada aluno para o aprendizado. O terceiro pilar é o desenvolvimento da consciência cósmica, ou seja, o mundo é muito maior do que os limites de cada indivíduo.

Por fim, o quarto pilar se sustenta na conscientização de que o processo educacional não se restringe ao ambiente escolar.

“Nenhuma descrição, nenhuma imagem de nenhum livro pode substituir a vista real das árvores em um bosque com toda a vida que acontece em volta delas.” Maria Montessori