Uma escola onde cada aluno é único
Somos um colégio de educação montessoriana, com mais de 50 anos de história, localizado em uma região central de Brasília: a Asa Sul.
A nossa proposta é formar estudantes protagonistas, incentivando-os a desempenhar um papel ativo na construção do seu próprio conhecimento.

Promovemos a combinação de uma abordagem personalizada com um ambiente acolhedor, elementos essenciais para o desenvolvimento integral dos estudantes.
Por um lado, a abordagem personalizada reconhece as diferenças individuais de cada aluno, respeitando seus interesses, ritmos de aprendizagem e necessidades específicas. Por outro, o acolhimento é fundamental para criar um ambiente escolar seguro, empático e acolhedor, onde os alunos se sintam valorizados e respeitados.
Todos os nossos colaboradores conhecem cada estudante pelo nome, o que fortalece o vínculo com a escola, e contribui para a potencialização do desempenho acadêmico e para a construção de relações saudáveis e positivas no ambiente escolar.


O Colégio Moraes Rêgo concentra a atenção na personalização e no tratamento individualizado. Trabalha com o foco no potencial de cada estudante.
Para isso, assume o compromisso de oferecer excelência acadêmica por meio de atividades educacionais dentro e fora das salas de aula. Elas englobam programa bilíngue de inglês em parceria com a Casa Thomas Jefferson, saídas pedagógicas, estímulo à participação em Olimpíadas do Conhecimento.
Essas iniciativas são projetadas para despertar e cultivar o interesse dos alunos em áreas específicas, tais como Matemática, Ciências, Linguagem, entre outras.

Nosso trabalho tem foco na pedagogia de projetos, em que os estudantes são desafiados a explorar um tema ou problema de seu interesse, trabalhando de forma colaborativa para planejar, executar e apresentar um projeto que integre diferentes áreas do conhecimento.
Ao participar de atividades práticas e contextualizadas, os alunos ampliam suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais, e vivenciam uma aprendizagem dinâmica e profundamente significativa.

Além de aprender os conteúdos acadêmicos, nossos estudantes investigam, questionam e argumentam, desenvolvendo um pensamento crítico sólido. Nossa prática pedagógica é projetada para que eles apliquem o conhecimento de forma segura e fundamentada, estimulando a criatividade e a capacidade de resolver problemas.

Incentivamos a autonomia e a comunicação eficaz, preparando nossos alunos para um futuro em constante mudança.
Em um mundo onde novas profissões surgem e as necessidades evoluem rapidamente, oferecemos uma formação completa que os capacita a enfrentar os desafios do século XXI com confiança e competência.
Desde 1971 construindo grandes histórias
Tradição e modernidade
Assim podemos definir a trajetória do Colégio Moraes Rêgo nos seus mais de 50 anos de existência em Brasília.

1971
Tudo começou com um sonho que impulsionou a então professora Beatriz Salles de Moraes Rêgo a criar a Escola e Jardim de Infância Branca de Neve, em 1971, na recém-criada capital federal.
O objetivo era ver em funcionamento uma instituição de ensino de excelência e inovadora, que proporcionasse uma educação integral e oportunizasse o desabrochar das potencialidades das crianças. A idealização tornou-se realidade como uma das primeiras escolas de filosofia montessoriana de Brasília.


Pioneirismo que conquistou a comunidade escolar e fez com que alunos e pais pedissem que a instituição também ofertasse o Ensino Fundamental com base na mesma filosofia educacional. Assim surgiu o prédio Rodolpho de Moares Rêgo, uma homenagem da fundadora ao seu pai, que sempre a incentivou.
Com o objetivo de unificar a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, depois ainda oficializou-se o nome Colégio Moraes Rêgo para designar todo o complexo escolar.


Beatriz sempre cuidou de tudo na escola como se fosse sua casa. A paixão pela educação contagiou os filhos Silvia, Luiz Carlos Júnior e Simone. O três vieram somar, atuando nas áreas pedagógicas e administrativas da escola, dando continuidade a um projeto educacional pioneiro e inovador, que mantém a tradição de trazer permanentemente novidades e atualizações aos métodos e recursos de ensino usados pela instituição.
Em 2024, os netos de Beatriz também se juntaram ao Colégio Moraes Rêgo, trazendo olhares atentos e atuais para dar continuidade ao trabalho de excelência prestado e seguir honrando o legado de sucesso deixado pela fundadora e matriarca da família Moraes Rêgo.


Há poucos anos, o Método Montessori passou a ganhar grande destaque na sociedade contemporânea. Uma reportagem da BBC News Brasil publicada em 2023 ressalta personalidades de sucesso formadas por essa abordagem, como o romancista Gabriel García Márquez, a cozinheira Julia Child, a cantora Taylor Swift e os fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin.
A publicação ajuda a perceber como a educadora Beatriz Salles de Moraes Rêgo foi visionária ao adotar a metodologia montessoriana desde a fundação do Colégio Moraes Rêgo, tornando-o um dos pioneiros a ter essa proposta de educação ativa em Brasília.

Educadora acima de tudo
Beatriz Sales de Moraes Rêgo, a fundadora do Colégio Moraes Rêgo
“Eu não sou empresária, sou educadora acima de tudo”, dizia Beatriz Sales de Moraes Rêgo. Afinal, ela dedicou toda uma vida à educação. Aliou o sonho de criar a própria escola à carência de Brasília por instituições de ensino na década de 1970.
“Quando fiz o curso sobre a metodologia montessoriana, a minha vontade passou a ser aplicar aquilo um dia no meu colégio”, contou em uma reportagem do Correio Braziliense publicada em 2018.

Natural de Belém, Beatriz cresceu e terminou o magistério em São Paulo, aos 17 anos. Após lecionar na capital paulista, mudou-se com o marido para o Rio de Janeiro e, depois, para Brasília, em 1960. Seis anos após chegar na recém-inaugurada capital brasileira, Beatriz ingressou na Fundação Educacional como professora de Português, cargo que ocupou até conseguir realizar o sonho de inaugurar o próprio colégio. A Escola Maternal e Jardim de Infância Branca de Neve abriu as portas ao público pela primeira vez em 8 de março de 1971.
“Começamos do zero. Tudo o que eu tinha era uma vontade muito grande. Começamos a funcionar com quatro salas de aula, quatro professores e um mini-zoológico. No início, eram só oito alunos. No fim daquele mesmo ano, já eram 100”, contou ao Correio Braziliense, em 2018.
Por obra do acaso, a data da inauguração da escola foi oficializado quatro anos depois como o Dia Internacional das Mulheres, pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1975. A coincidência valorizou ainda mais uma pioneira visionária da educação em Brasília, já que a instituição fundada por Beatriz Sales de Moraes Rêgo faz aniversário no mesmo dia em que o mundo celebra os avanços dos direitos e espaços conquistados pelas mulheres na sociedade.

Desde 1971 construindo grandes histórias
Missão
Oferecer Educação Básica de excelência à comunidade do Distrito Federal, proporcionando condições de aprendizagem significativa, atualizada e eficaz, visando a formação integral do educando e possibilitando-o dar prosseguimento aos estudos.
Visão
Fazer do Colégio Moraes Rêgo uma instituição educacional de excelência em Educação Básica: Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Valores
O Colégio Moraes Rêgo, ao trabalhar os valores que levam a formação para a cidadania, optou por três pilares éticos que sintetizam a nossa Proposta Pedagógica: o respeito a si e ao outro, a competência profissional e o exercício da criticidade.
Desde 1971 construindo grandes histórias
Equipe Diretiva
Com mais de 50 anos de história, desenvolvemos uma identidade sólida e consolidada. Nossa Equipe Diretiva é composta por profissionais altamente qualificados, que compartilham a missão do colégio e, acima de tudo, se dedicam com paixão ao ofício de educar.

Simone Moraes Rêgo Nunes de Andrade
Diretora geral

Silvia Moraes Rêgo Nunes Masson
Diretora da Educação Infantil

Andreia Falcão
Diretora pedagógica

Luiz Carlos de Ávila Nunes Júnior
Diretor financeiro